segunda-feira, 4 de abril de 2016

Relâmpago

                                                                                                                                                   

                                                                                                                                                        COMPONENTES :  
                                                                                                                                                          IVANA MARIA
                                                                                                                                                          KEIZE KALIANE
                                                                                                                                                          ELIZANDRA SILVA
                                                                                                                                                          NEIVISON RANGEL 
                                                                                                                                                          MILENA SANTOS
                                                                                                                                                          KAROLAYNE
                                                                                                                                                          ELIAS BISPO
                                                                                                                                                          BRENDA
                                                                                                                                                          LAIZE CRISTÓVÃO
                                                             
                                                                 
RESUMO : ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, TER UMA PEQUENA ANALISE  SOBRE O FENÔMENO  RELÂMPAGO, SUA ORIGEM VEM COMO  CARACTERÍSTICA NA SE PRETENDENDO AQUI  UM ESGOTADO TEMA,  SURPREENDENTEMENTE COMPLEXOS AINDA POUCOS CONHECIDOS , QUE POR MILHARES DE ANOS ASSUSTARAM A HUMANIDADE   E DEVEMOS TER MUITO CUIDADO


PALAVRA CHAVE : Descarga elétrica, Raios , Relâmpagos,  Trovões .
                                                                


                                                              RELÂMPAGO 


Em muitos casos, os relâmpagos são confundidos com raios. Os relâmpagos são  tão somente o clarão nas nuvens devido a rápida movimentação dos elétrons. A partir disso, conseguimos ouvir o barulho, chamado trovão.

De todos os tipos de relâmpagos o mais frequente é o intranuvem, são relâmpagos que se propagam dentro das nuvens. Nesse tipo de relâmpago, por conta da densidade do ar, o isolamento diminui e as regiões das cargas diferentes ficam mais próximas.
Aos olhos humanos, não é possível ver, mas existe uma multiplicidade de raios formada por várias descargas que são chamadas de descarga de retorno, que acontecem em pequenos intervalos.
O campo elétrico inicia-se através de partículas de vapor de água que chegam até as nuvens e se misturam junto com cristais de gelo. Essa junção provoca separação de elétrons das partículas tornando-as positivas. As partículas positivas posicionam- se em cima e as negativa em baixo das nuvens.




Segundo o livro 'Perigo dos raios em celulares', de Guido Pother. 1980, p.138 afirma: "... A pedra de granizo colidirá com os cristais de gelo que estão sendo arrastados pelas correntes de ar ascendentes. A colisão ocorrerá na superfície inferior e algumas cargas positivas podem ser transferidas da pedra de granizo para o cristal, deixando por compensão  um excesso de carga negativa no granizo. Assim, cristais leves são carregados pra cima pelas correntes ascendentes sempre presentes nas nuvens convectivas, mas pesadas, devido a ação da gravidade,  posicionam-se nas regiões inferiores da nuvem."




Nessa situação, a ionização é chamada de rigidez dielétrica.  Quando o campo elétrico eleva esse limite, há uma quebra de rigidez. Por consequências, os íons negativos e os elétrons livres no ar são atraídos pelas cargas positivas nas nuvens ou induzido no solo, formando  um caminho chamado canal condutor, onde há espaço da indução dos raios no solo.
O Brasil é um dos países onde há uma frequência maior em ser afetado por raios. Cerca de 57 milhões de raios nos últimos dez anos e 1321 mortes.
Seria algo de grande importância no Brasil e em todos os países do mundo, poderem capturar raios pra serem aproveitados. Mas pesquisas dizem que ainda não existe uma tecnologia q possa fazer esse processo ainda.
Continuando a falar da fatalidade dos raios, existem mitos por aí q raio não cai no mesmo lugar, temos exemplos, o Cristo Redentor do RJ é atingindo por vários raios por ano.
A  melhor maneira de se proteger das descargas é dentro de casa ou no carro com todas as portas fechadas. Se não for possível encontrar um desses locais,  a melhor maneira de se proteger é se agachando. O raio atinge com mais frequência lugares mais altos.
Ainda que os raios tragam ameaças, perigo, para a natureza é muito importante pois a ajuda a fazer com que substâncias se desenvolvam nas plantas.
Existem pessoas que gostam de testar habilidades, e porque não com produções de raios?!  Existe uma máquina chamada Bobina de tesla que tem esse objetivo, "fazer raios".  Foi criada pelo físico Nikolas Tesla. Resumindo o papel da máquina, o capacitador carrega a tensão no centelhador, há uma elevação até o ponto de quebrar a rigidez dielétrica do ar, fazendo com que a corrente elétrica atravessasse o circuito, ocorrendo 120 vezes  por segundo.  Bastante cuidado!
                             
                                         
                                            https://youtu.be/5CrpK8yuh1kRelâmpagos
         

domingo, 3 de abril de 2016

Máquina de Xerox

Chester Carlson e o protótipo da primeira máquina copiadora inventada por ele.

Os princípios físicos para o funcionamento da Máquina de Xerox, é baseada na ideia de que cargas do mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem.
Entenderemos agora como são aplicados esses princípios nas Maquinas de Xerox. Ao iniciarmos o processo da Máquina de Xerox, ela carrega um cilindro fotocondutor com cargas positivas. Após esse processo, um feixe de luz varre a superfície do papel, são as luzes Ultra-Violetas. Iniciado o processo do feixe de luz, toda parte branca do papel acaba refletindo a luz, enquanto que a parte escura acaba absorvendo a luz. A luz no qual foi refletida é enviada em direção ao cilindro. O processo do feixe de luz é feito de forma sincronizada. A medida em que a luz vai percorrendo o papel, o cilindro vai girando.
"Uma tensão é aplicada ao cilindro, como ele é fotocondutor (conduz na presença de luz) as partes que recebem luz conduzem. Os elétrons da corrente elétrica anulam a carga positiva desta região".
http://www.engineering.eng.br/fisica/como-funciona-maquina-de-xerox/
Ao termino de todo esse processo, as partes no qual o cilindro não recebeu a luz (que correspondem a imagem escura do papel) estarão carregados de forma positiva, as partes no qual receberam à luz (que correspondem a imagem branca do papel) estão neutras. Ou seja, uma imagem eletrostática é formada no cilindro que corresponde ao que queremos copiar.
"A etapa seguinte consiste em lançar o toner (pó preto), que está carregado negativamente, sobre o cilindro. Por possuírem cargas opostas o pó acaba grudando no cilindro. Agora é a vez do papel. Ele é carregado positivamente através da ação do fio corona".
http://www.engineering.eng.br/fisica/como-funciona-maquina-de-xerox/
Então, conforme o cilindro vai girando, as partículas de toner vão sendo atraídas pelo papel. Esse efeito ocorre, pois, o papel está mais positivamente carregado então sua força de atração é maior, após o toner ser atraído ao papel ele fixa com a forma de letras.

Para evitar com que o Toner solte do papel devido a perda da força eletrostática, a máquina de xerox põe em pratica uma última etapa, que consiste em fixar o toner no papel através do aquecimento. Esta etapa é realizada pelo fusor, a folha é prensada a dois rolos quentes que são aquecidos por lâmpadas e revestidos com teflon. "Em verdade, o toner fica grudado em partículas de plástico que tem a função de derreter (quando aquecidas) e fundir o toner no papel".
http://www.engineering.eng.br/fisica/como-funciona-maquina-de-xerox/

Temos o habito de pensar que sem a existência da Máquina de Xerox, teríamos uma dificuldade maior em produzir livros e etc, é certo afirmar que ele facilita, e agiliza o trabalho no qual temos que fazer, mas por outra lado poderia ter um certo beneficio, pois sem a Máquina de Xerox seriamos obrigado a ter que escrever o que possibilitaria a nós uma compreensão maior sobre os mais diversos assuntos que se pode imaginar, pois teríamos que ler e compreender aquilo que escreveríamos, isso ajudaria na formação de conhecimento e estudo para as pessoas, o que ajudaria também a conversamos melhor e termos uma linguagem mais culta.


Lei de Coulomb

"Esta lei, formulada por Charles Augustin Coulomb, refere-se às forças de interação (atração e repulsão) entre duas cargas elétricas puntiformes, ou seja, com dimensão e massa desprezível."
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/leidecoulomb.php
Lembrando que, cargas que possuem sinais opostos tem como condição atraírem umas as outras enquanto que as cargas com sinais iguais acabam se repelindo, mas estas forças de interação têm intensidade igual, temos assim então uma referência sobre o princípio de atração e repulsão, independente do sentido para onde o vetor que as descreve aponta.
A Lei de Coulomb procura demonstrar como a intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Ou seja:
A equação pode ser expressa por uma igualdade se considerarmos uma constante k, que depende do meio onde as cargas são encontradas. O valor mais usual de k é considerado quando esta interação acontece no vácuo, e seu valor é igual a:
Então podemos escrever a equação da lei de Coulomb como:

Para se determinar se estas forças são de atração ou de repulsão utiliza-se o produto de suas cargas, ou seja:



Participantes
Lucas Mendes
Matheus Bonifacio

sábado, 2 de abril de 2016

Raquete Mata Mosquito

Raquete Mata Mosquito

A raquete mata mosquito tem a função de matar eletrocutado mosquito, pernilongos e insetos pequenos. Foi criado por Chem Qiangjum na China.A raquete tem a mesma forma de uma raquete de jogar tênis, porem não tem a mesma composição ou seja ela é composta de plastico ( no cabo) e tem três tela de metal, duas externas polo negativas e um central polo positivo, por onde sai a energia suas demissões aproximadas em cm 152 comprimento e o arco da rede de 24X21. Possui um carregador bivolt que esta localizada no cabo na raquete, com plug para recarregar na tomada com o botão de liga e desliga que quando pressionado aciona a energia que mata os mosquitos.[1]





Rigidez Dielétrica;

A rigidez dielétrica especifica, a tensão máxima que pode ser aplicada entre dois eletrodos (normalmente indicada função de eletrodos esféricos) centelha mento quando o material deixa de ser isolante. Em outras palavras, a rigidez mede a qualidade de um material como isolante. Para o ar, por exemplo o valor indicado resulta em que a cada um cm temos uma tensão de 10.000 volts. Assim entre dois eletrodos que são afastados gradualmente com determinado valor de campo elétrico e outros se transforma em condutores com a mesma intensidade de campo.

Efeito Corona;

Esse efeito ocorre devido as partículas de ar, de poeiras e alta umidade ( vapor dágua ) encontrada em tornos dos condutores, que quando submetidos ao um campo elétrico muito elevado intenso, tornam-se ionizadas e como consequência emite luz. É bom ressaltarmos que os efeitos coronas provocam perdas de eletricidades que podem variar de alguns quilowatts  por quilômetros principalmente quando as linhas de transmissões ficam sobe condições de chuvas ou garoa.

Ionização;
Como o próprio nome diz, é o ato de transformar o átomo de carga neutra em seus respectivos íons. A energia necessária para transformar um atamo em íon varia de elemento para elemento. Essa transformação se da devido ao elétron receber energia o suficiente para se libertar da nuvem eletrônica pertencente ao átomo.

O Efeito Corona e a Ionização: 

1 - IONIZAÇÃO POR CHOQUE ELETRÔNICO
Ocorre principalmente nos campos ele tricos elevados ( alta tensões ), nos quais íons ou elétrons possuem energia cinética suficiente para produzir a ionização. Essas partículas são aceleradas pelo imenso campo elétrico que colidem contra os átomos. são formados assim os Arcos Voltaicos.

2 - IONIZAÇÃO TÉRMICA
Se produz pelo aumento de energia cinética quando as substancias e aquecida.

3 - FOTO IONIZAÇÃO
Origina-se quando os átomos ou moléculas absorvem quantias de energias eletro magnética suficiente para ioniza - los.

A intensidade da ionização é medida pelo numero de pares de partículas carregadas com sinal contrario que aparecem na unidade de volume do gás em uma unidade de tempo.


Obs: O choque é de pequena voltagem, más suficiente para matar apenas insetos sobretudo, o inimigo numero 1 da cidade o mosquito da dengue.
   
Bibliografia:
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/7243-conceito-de-rigidez-dieletrica/
http://profcide.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-efeito-corona.html
http://www.infoescola.com/quimica/ionizacao/
http://acom12010.blogspot.com.br/2010/04/efeito-corona.html