sábado, 26 de novembro de 2016

Ascensão do terrorismo na Europa

ASCENSÃO DO TERRORISMO NA EUROPA




André Luiz Morais de Almeida
Dayane Maria Alves de Jesus
Igor Silva Damasceno
Jamile dos Santos Moura
Lucas Mendes Santos


RESUMO
Este artigo tem como intuito relatar os ataques terroristas na Europa praticados por grupos extremistas jihadistas que tentam promover a sua própria forma de governo e doutrina.

Palavras-chave: Terrorismo, ataques, protestos, Estado Islâmico.


ABSTRACT
This article is intended to report the terrorist attacks in Europe practiced by extremist jihadist groups that try to promote their own form of government and doctrine.

Key words: Terrorism, attacks, protests, Islamic State.


INTRODUÇÃO: Terrorismo é o termo utilizado para se referir a grupos que praticam protestos em forma de ataques a países, possuem o objetivo de introduzir sua religião e de mudar a forma governamental de um país implantando a sua própria forma de governo. Em alguns casos os ataques terroristas acontecem com o intuito de criar terror e pânico na sociedade, pois, dessa forma conseguirá, despertar o pânico no governo do país, mesmo alguns desses ataques não tendo o alvo em matar as pessoas, acabam tendo a consequência de muitos feridos e mortos. Geralmente as ações terroristas acontecem em locais públicos sem que seja esperado um ataque, onde possui muita movimentação de pessoas, como prédios, praças, ruas comerciais, boates, etc.
Os grupos terroristas para ter como atacar não basta ter só a coragem, precisão de armamentos pesados. Alguns desses grupos são patrocinados com dinheiro de tráficos, outros até alegam ter o patrocínio de chefes de estado que se identificam com alguns atos terroristas. Eles contam com um grande arsenal bélico, armas químicas e armas de destruição em massa, tudo isso acaba prejudicando a população que sofre o medo de estar em algum local e acontecer um ato terrorista. O terrorismo cresce gradativamente na Europa por conta dos ataques nos territórios do Estado Islâmico e por conta da forma que os europeus lidam com a religião, onde vai de contra a todos os costumes dos islâmicos.




A ascensão terrorista na Europa vai além do aspecto militar, onde Sarkozy e Hollande teve uma participação dos crimes feitos pelo imperialismo americano. O Estado Islâmico é contra os valores Europeu ou a qualquer outro país que tenham a democracia entre as pessoas, ou seja, não aceitam a forma que o país lidar com as religiões o que vai de contra os princípios culturais e religiosos que eles acreditam.
A França é um dos países da Europa que mais sofre ataques terroristas, a cidade de Paris é o local que mais sofreu com isto nos últimos anos. Existem inúmeras razões para explicar o porquê a França se tornou alvo de vários ataques feitos pelos extremistas jihadistas, uma das razões que justificam essas ações são as operações militares que ocorreram recentemente em alguns países do Oriente Médio, como a Síria e o Iraque onde combatiam o Estado Islâmico nestes territórios.
E pelo fato da França ser um país que segue a lei da laicidade onde não existe o multiculturalismo diferentemente dos outros países europeus. Lei está que no ano de 1905 na qual foi determinada a separação do Estado e a Igreja, ou seja, o Estado francês é proibido de ajudar com financiamentos na construção de mesquitas e nem podem oferecer serviços públicos para determinadas religiões. Por conta dessa lei foi proibido uso de símbolos religiosos em escolas e o uso do véu islâmico, alguns líderes dos grupos terroristas ameaçaram atacar o país, pois para o Estado Islâmico a lei da laicidade vai de contra a sua cultura.
Podemos levar em consideração que este ataque é também devido a França ter o maior número de comunidades muçulmanas da Europa, em média é estipulado que esta população corresponde a 10% da população francesa. Está parte da população se encontram em locais de baixa renda, como favelas, e por conta disto a grande parte da população sofre com o desemprego o que aumenta mais ainda esse sentimento de exclusão.
Sem contar que a França é o maior país europeu que sai jovens para se aliar ao Estado Islâmico na Síria e no Iraque. As causas para que isto aconteça é por conta da exclusão social, a falta de emprego, falta de escolaridade, a falta de oportunidades, a desintegração e condenações sofridas, para reforçar e deixar os jovens ainda mais com o sentimento de exclusão o Estado Islâmico usa a internet como forma de representar que o melhor para estes jovens é se aliando a eles, onde promete vida eterna aos que seguem seus costumes. 

O Estado Islâmico tentar passar para a população muçulmana que vive na França por meios dos ataques que não vale a pena estar em um lugar que vai de contra a todos os princípios islâmicos, tentado estigmatizar a população, o que deixa os muçulmanos com medo e levam a serem obrigados a viver com essa postura conservadorista do EL.

Ataques terroristas no território Europeu
·         14 de julho 2016 – França, um caminhão conduzido por Mohamed Lahouay – Bouhlel provocou a morte de 84 pessoas que assistiam os fogos de artificio no dia nacional da França.

·         13 de novembro de 2015 – França, durante uma partida de futebol entre França e Alemanha duas explosões ocorreram aos arredores do estádio da França. Uma casa de show foi invadida por quatro terroristas durante um concerto. Estes atentados provocou a morte de 89 pessoas, incluindo também três terroristas

·         7 de janeiro de 2015 – Na França, os dois irmãos Kouachi, jihadistas franceses atacou o jornal Charlie Hebdo, localizado na cidade de Paris matando 12 pessoas, 5 delas eram os desenhistas do jornal, a causa deste ataque foi pelo fato do jornal ter publicado piadas com caricaturas do profeta Maomé no ano de 2006 e 2012, para eles as caricaturas foi um insulto ao seu deus.

·         11 de março de 2004 – Na Espanha várias bombas foram explodidas em Madri, causando a morte de 191 pessoas e 2.000 feridos. Este atentado foi feito pelo grupo AL QAEDA.


A primavera Árabe
Com o aumento da crise econômica e a omissão da democracia, houve uma onda de protestos e revoluções contra o governo árabe, que surgiu em dezembro de 2010. Esses eventos se deram ao nome de primavera árabe. A população sofria com a falta de emprego e da liberdade e o aumento do custo de vida, por isso a população foi às ruas, afim de melhores condições sociais de vida, a derrubada dos ditadores e a realização de eleições. Essas ondas de manifestações aconteceram no Oriente Médio e no Norte da África, onde se deu início na Tunísia, chamada de revolução de Jasmim. A população descontente com o regime ditatorial que vinham passando e o acontecimento com Mohamed Bouazizi, um jovem que sobrevivia com sua família por meio de venda de frutas, onde suas mercadorias foram apreendidas pela polícia, por se renuir a pagar propina. Extremamente indignado com essa situação, Bouazizi em forma de protesto, ateou fogo no seu corpo, perdendo a própria vida. Por este fato a população ficou abalada e foi a partir daí que efetivaram a revolta popular. Em virtude da insatisfação com o regime ditatorial, Ben Ali foi deposto em 14 de janeiro de 2011, depois de 24 anos no poder. Em consequência do que aconteceu na Tunísia, esses protestos se espalhou por mais outras regiões. A revolução mais sangrenta da primavera árabe é denominada como guerra civil Líbia. Tendo como principal objetivo cessar a ditadura de Muammar Kadhafi, e a interferência das forças militares da OTAN, comandadas pela União Europeia. Em 20 de outubro de 2011, após fortes confrontos com os rebeldes, o ditador Muammar foi morto.        

Principais grupos terroristas
AL QAEDA: Tem como fundador o OSAMA BIN LADEN, que foi por durante muito tempo o homem mais procurado do mundo, principalmente pelos Estados Unidos, em 2011 foi relatado a sua morte pelas forças armadas dos Estados Unidos. O objetivo do grupo é promover a união entre os muçulmanos por meio de jihad e de forma equivocada da interpretação da lei Sávia.
Até então os Estados Unidos financiavam este grupo no período de guerra contra as tropas da Rússia no Afeganistão, mas logo depois da Guerra do Golf e por conta de os Estados Unidos estalar bases na península do árabe, considerada a sede de santuários do Islã, Bin Laden declarou guerra contra os Estados Unidos virando então um dos seus inimigos. O AL QAEDA hoje age contra a política de governo Estados Unidos, pois para eles o país tem uma política de opressão contra os mulçumanos, por conta disto os Estados Unidos é o principal inimigo do grupo. Este grupo já foi considerado um dos piores grupos terroristas existentes.

ESTADO ISLÂMICO (ÍSIS): É uma organização que possui derivações da AL QAEDA, mais mesmo tendo derivações deste grupo age de forma completamente diferente, pois tem como argumentos para os ataques não aceitar a forma em que os países
 É um grupo que vem se mostrando um dos mais perigoso no mundo atual devido a devasto ataques que o grupo vem cometendo. Este grupo surgiu após a queda de Saddam Hussein, diante ao caos da guerra na qual a Síria vinha passando, o que foi o ponta pé inicial para que o grupo se reerguesse no país vizinho, já que naquele momento eles se encontravam enfraquecidos. O ÍSIS bateu de frente com o comando central da Síria o grupo AL -QAEDA, onde acabou entrando em choque contra eles.
Para que todos os ataques venham acontecer o ISÍS se sustenta por meio de extorsão e cobranças de impostos pelas áreas na qual eles se concentram, buscam o lucro também por meios de roubos, tráfico de armas onde gera altos lucros e contrabandeando petróleo para países que se encontram na área.
Os motivos para qual acontecer tantos ataques feitos por este grupo são levados em considerações diante a revolta do EL com a França, é devido ao envolvimento dos Franceses na coalização que vem atingindo aos bastiões jihadistas no Oriente Médio.
Os radicalistas islâmicos consideram perversos os valores simbólicos da França. Os jihadistas combatem os valores de liberdade no qual os franceses alcançaram através da revolução francesa.
Em meio a comunicados na qual o EL (ISÍS) reivindicam a autoria de seus atentados, eles não deixam dúvida sobre os aspetos cultural e conservador de ataque. Eles consideram Paris como a “capital da prostituição e do vício”, ou seja, por ser um grupo conservadorista que acreditam que só sua religião é válida eles não aceitam a forma que a sociedade de Paris vive em relação a religião e princípios culturais.  


CONCLUSÃO: A França é o país que mais sofre com os ataques terroristas, por ter o maior número de muçulmanos da Europa. O povo muçulmano sofre pelo aumento da exclusão, por serem de locais de baixa renda e grande número de desempregados. A França também é o país que mais saem jovens para seguir o grupo islâmico na Síria e no Iraque. A raiz dos protestos e revoltas da primavera árabe se dá pelo aumento do desemprego, e o regime ditatorial que a população vinha enfrentando, tirando a liberdade de todos, o aumento dos alimentos assim trazendo uma vida precária para a população. Eles buscam melhorias nas suas condições de vida, e derrubar todos os ditadores do Estado. Alguns desses países até hoje estão passando por essas revoluções.


REFERÊNCIAS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário