sexta-feira, 15 de julho de 2016

 VARSÓVIA


André Almeida
Tauana Gomes
Marilia Oliveira
Keize
Karolaine
Marcos

Laise





O CLIMA

O clima de Varsóvia é continental úmido (classificação climática de Kopper-Geiger: DBF), com invernos relativamente frios e verões suaves. A temperatura média é de - 3°C em janeiro e de 19.3° C em julho. As temperaturas podem chegar muitas vezes a 30°C no verão.
A precipitação anual média é de 548 milímetros. O mês mais chuvoso é julho. A primavera e o outono são geralmente belas estações.

[Esconder]Nuvola apps kweather.svg Dados climatológicos para Varsóvia Weather-rain-thunderstorm.svg
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima absoluta (°C)14172328313334372924161437
Temperatura máxima média (°C)117121821232318126212
Temperatura mínima média (°C)-4-4-138111312841-34
Temperatura mínima absoluta (°C)-31-24-20-6-1254-2-9-16-21-31
Precipitação (mm)27,925,430,538,150,86676,271,145,740,638,135,6548,6
Fonte: weatherbase.com[8] 10-8-2010

A VEGETAÇÃO

Nas regiões montanhosas, as florestas de carvalho predominam sobre as vertentes mais baixas, rendendo o lugar às florestas de coníferas acima de 2.000 metros de altitude. Orquídeas e muitas outras variedades de flores estão ligeiramente por toda parte do país.

A HIDROGRAFIA

Os maiores rios são o Vístula (em polaco: Wisła), (1047 km ou 651 milhas); o Oder (em polaco: Odra)que forma parte da fronteira ocidental da Polónia, (854 km ou 531 milhas); seu afluente, o Warta, (808 km ou 502 milhas) ; e o Bug, um afluente do Vístula, (772 km).

O Vístula e o Oder desaguam no Mar Báltico, com muitos deltas na Pomerania. O rio Łyna e Angrapa desaguam pelo Rio Pregolya para o Báltico, e o Rio Czarna Hańcza desagua no Báltico pelo Neman. Embora a grande maioria dos rios na Polónia desaguam no Mar Báltico, os cursos d'água polacos têm origem no Orava, que desagua passando pelo Rio Váh e pelo Danúbio para o Mar Negro. Os rios orientais têm origem em alguns riachos que desaguam no Rio Dniestre para o Mar Negro.
Os rios polacos são usados desde muito tempo para navegação. Os Vikings, por exemplo, viajaram pelo Vístula e pelo Oder em seus Navios Dragão. Na Idade Média e na antiguidade moderna, quando a Polônia-Lituânia foi um dos grandes estados mercadores da Europa, o carregamento de grãos e outros produtos agrícolas viajando em direção ao Vístula (Gdańsk) e que seguia para a Europa Oriental teve grande importância.

RELEVO

Grande parte do território polonês corresponde a uma extensa planície de origem glaciária, semelhante às terras baixas da Alemanha setentrional, que se eleva ao sul, nos Montes Cárpatos.
A planície polonesa deve seu aspecto natural ao curso do rio Vístula. Suas terras são periodicamente cobertas pelo mesmo rio, além de receberem grandes quantidades de limo, o que as torna férteis para a agricultura.


Localização Google maps: https://www.google.com.br/maps/place/Vars%C3%B3via,+Pol%C3%B4nia/@52.2326062,20.7810168,10z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x471ecc669a869f01:0x72f0be2a88ead3fc!8m2!3d52.2296756!4d21.0122287








 A cidade de Varsóvia, capital da Polônia reestabelecida após a Primeira Guerra Mundial, está localizada às margens do rio Vístula e têm cerca de 1,5 milhões de habitantes. Foi mantida por muito tempo como o centro da vida dos judeus poloneses que era compunham boa parte do total da população da cidade, na época, aproximadamente em 1919 era a maior comunidade judaica da Europa.
Cerca de 20 anos após essa estatística, a Polônia foi invadida pela Alemanha e a Varsóvia padeceu pelos intensos bombardeios das tropas alemãs, sendo dissolvida uma comunidade estabelecida e iniciando um grande conflito, conhecido como a maior batalha ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Os poloneses resistiram bravamente ao ataque alemão, mais após longos dias de intensas lutas a Varsóvia foi vencida e seus soldados levados cativos.
Após a conquista do território polonês as autoridades alemãs de ocupação civil criaram uma exigência no qual os judeus deveriam ser identificados em público, a ordem era para que fossem utilizadas braçadeiras brancas com uma Estrela de Davi azul. Os estabelecimentos dos judeus foram usurpados, escolas fechadas, terras e propriedades apossadas e os seus moradores escravizados. Em 1940, os alemães determinaram a declaração de um “Gueto” em Varsóvia, espécie de bairro totalmente fechado por muros altos e cercas elétricas e vigilância constante para impedir a comunicação dos prisioneiros com o restante da população.
O sistema nesse Gueto era absolutamente cruel, durante o período em que viveram confinados nesse local, os “hóspedes” foram expostos à fome, a doenças, ao suicídio, aos maus tratos e a deportação para os terríveis campos de concentração, onde ocorriam os holocaustos, razão pelo qual grande parte da população foi morta, gaseada nesses campos de extermínio, numa demonstração total de barbárie humana. O Gueto de Varsóvia foi o palco da revolta de Varsóvia, onde os judeus se opuseram massivamente contra a ocupação alemã na Europa.
O motivo que ocasionou a Segunda Guerra Mundial é bem parecido com o motivo da Primeira Guerra, o conflito entre países imperialistas. Hitler enfrentava um grande obstáculo, O tratado de Versalhes. A Alemanha foi proibida de produzir armamentos e teve que reduzir seus exércitos. O líder político Adolf Hitler, fez despertar um sentimento de revolta nos populares da Alemanha, em março de 1935 Hitler declarou que a Alemanha não se considerava mais obrigada a seguir o tratado.
A Alemanha assinou um pacto de não agressão contra a Polônia, mas não foi o que realmente aconteceu, como supracitado, ocorreu à invasão às terras polonesas. A Inglaterra e a França declararam Guerra à Alemanha e assim começou a Segunda Guerra Mundial. Os alemães tinham uma tática de batalha excelente chamada (Blitzkrieg ou “Guerra relâmpago”) com o combate aéreo à Polônia, Dinamarca e Noruega, primeiras cidades a serem invadidas. No dia 10 de março de 1940 foram à vez da Bélgica, Holanda e Luxemburgo, nações neutras. Acreditando ser o principal ataque da Alemanha, a França recorre à Bélgica, mas é surpreendida com outro ataque alemão pelo Sul. Com a derrota o governo aceitou o armistício, acordo no qual as partes envolvidas em conflitos armados concordavam em parar de lutar.
De acordo com os termos do armistício, a Alemanha ocupou o norte do país e o litoral voltando para o Canal da Mancha. O próximo alvo dos alemães foi a Inglaterra e em agosto de 1940 começou os ataques às bases navais inglesas, diante da dificuldade de enfrentar os militares britânicos o governo alemão se voltou para outro alvo, nessa feita, a União Soviética.
Em 22 de junho de 1941 de surpresa começou a operação Barba-Roxa, com a invasão da Alemanha e seus aliados, o que motivou a reação dos soviéticos contra os nazistas. No dia 7 de dezembro, sentindo-se pressionados pelos embargos econômicos e por causa do fornecimento de petróleo por parte do governo americano que os japoneses atacaram a base militar americana em Pearl Harbor, no Havaí.
Após o ataque das tropas japonesas à Pearl Harbor, o governo americano declarou guerra contra o Japão e após intensos anos de muita luta, enfim em 17 de janeiro de 1945 a Varsóvia é libertada, os prisioneiros dos campos de concentração são libertados e em 25 de setembro desse mesmo ano o Partido Nazista é enfim declarado oficialmente ilegal na Alemanha.


REFERÊNCIAS



2 comentários:

  1. -O texto não está em parágrafo americano.
    -O início do texto está muito parecido com esses sites: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gueto_de_Vars%C3%B3via
    https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005069
    -O texto não está formatado como foi pedido.

    ResponderExcluir
  2. -O nome dos componentes deveriam estar completos!

    ResponderExcluir