quinta-feira, 21 de julho de 2016

IMÃ E SUAS PROPRIEDADES



Lucas Mendes
Aline Oliveira
Matheus Bonifacio
Thiago Santana
Ellen Alves
Carol Matos
André Almeida
Jessica Silva
Keizy Santos
Lueisiane Mendes
Igor Silva


RESUMOEste artigo tem como objetivo passar ao leitor conhecimento sobre imãs, desde suas propriedades, seu funcionamento, como eles se interagem entre si, sobre seus polos, também curiosidade como o magnetismo da terra e a “temperatura currie”.


Palavras Chave: Magnetismo, Imã, Polos.



INTRODUÇÃO

Os imãs são materiais ferromagnéticos que tem como principal propriedade atrair ou repelir outros imãs. Esses materiais se caracterizam também por ser magnetizarem fortemente quando na presença de campos magnéticos. Hoje possuí umas grandes variedades de imãs que são bastante que podem ser utilizados desde de a aparelhos tecnológicos ou apenas um simples enfeite de geladeira.

IMÃ

Imãs são definidos e capaz de provocar campo magnético ao seu redor e ele pode ser artificial ou natural.
Os naturais são da natureza e compõe óxido de ferro, já os artificiais podem superar a capacidade magnética do imã natural.

O imã contém dois polos, o polo sul e o norte, o sul aponta para o sul do planeta e o norte para o norte do planeta.

Em um imã existem dois polos Sul e Norte, mas é o polo Sul que é atraído pelo polo magnético da terra e seu magnetismo é causado pelo Spin dos elétrons que se encontra no interior da matéria existe vários tipos de imãs. Um dele é o imã natural que é um mineral composto por oxido de ferro (Fe3O4).

Um dos mais poderoso é o imã neodímio-ferro-boro que é composto por (Nd2Fe14B) ele sé torna frágil em temperaturas elevadas.

Existe também o imã artificial que é um corpo ferromagnético que é submetido a um intenso campo magnético.

O imã tem a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais, plantinha, potássio, paládio, sódio, lítio, alumínio, croma e algumas ligas de ferro).
*Os imãs são dipolos, ou seja, tem dois polos*

Imãs naturais: São minerais com propriedades magnéticas. Esses imãs são constituídos de magnetita (oxido ou ferro, Fe304).

Imãs artificiais: esses imãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação que ocorre com substancias ferro magnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferro magnético no interior de uma bobina elétrica ou de grande intensidade, assim adquirindo um campo magnético, se tornando um imã.

Sempre que dividimos um imã ao meio ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois polos. Verificou-se experimentalmente.



[1]

Um imã é definido com um objeto capa de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial.

Os imãs artificiais também são subdivididos em: permanentes, temporais e eletroímãs, suas propriedades são:

Pólos magnéticos: São as regiões onde intensificam as ações magnéticas. O imã é composto por dois pólos magnéticos, o norte e o sul, normalmente eles são localizados nas extremidades dos imãs, menos quando estas não existem, como no caso de um imã em forma de disco.

Atração e Repulsão: Os imãs têm uma forma correta de para se atraírem e se repelirem, os pólos com os mesmos nomes se repelem e os com nomes diferentes se atraem. Esta propriedade nos leva a concluir que pólos norte e sul geográficos não coincidem com os pólos norte e sul magnéticos.

Interação entre pólos: Dois pólos atraem ou se repelem, dependendo de suas características, à razão diversa do quadrado da distância entre eles. Ou seja, se uma força de interação F é estabelecida a uma distância D, ao dobrarmos esta distância a força observada será igual a quarta parte a anterior F/4. E assim sucessivamente.


[2]


Inseparabilidade dos pólos de um imã: Esta propriedade diz que é impossível separar os pólos magnéticos de um imã, já que toda vez que este for dividido serão obtidos novos pólos, então se diz que qualquer novo pedaço continuará sendo um dipolo magnético.

Quando aquecemos um imã até uma certa temperatura denominasse de ‘’Temperatura Curie” ele perde a propriedade magnética.

Magnetismo terrestre, o planeta terra exerce a mesma ação que um gigantesco imã, tendo uma agulha magnética que faz a ação de orientar o planeta.


[3]


Magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos, chamados ímãs, entre ímãs e certas substâncias magnéticas (como ferro, cobalto ou níquel) e também entre ímãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas. Todo ímã apresenta duas regiões distintas, em que a influência magnética se manifesta com maior intensidade.



CONCLUSÃO

Os Imã se atraem ou se repelem por uma força magnética, alguns metais, sujeitos a ação de imã se magnetizam de forma permanente passam a constituir ímãs também. O Imã sempre tem dois polos, o polo Norte e polo Sul. Norte e sul se atraem e polos iguais se repelem. O imã mais comum é o de aço, que é ferro misturado ao carbono, o aço forma um imã permanente. O ferro puro também pode ser magnetizado mais perde a magnetização tão logo o imã que o magnetiza for afastado. Para um imã perde todas suas características e propriedades magnéticas basta aquece-lo a uma certa temperatura. Os imãs artificiais são subdivididos em três tipos, são eles: permanentes, temporais e eletroímãs. Eles possuem propriedades parecidas, são elas: Polos magnéticos, Atração e Repulsão, Interação entre polos, Inseparabilidade dos polos de um imã. Os imãs podem ser definidos como: Imãs Naturais que são da própria natureza e compõe óxido de ferro, e também os Imãs artificiais que é um corpo ferromagnético ao qual são submetidos ao intenso campo magnético.


Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário