sexta-feira, 15 de julho de 2016

                        Parnamirim Field 

Alunos
Brenda Reis
Elias Bispo
Elizandra Silva
Jeanine De Jesus
Mariana Barbosa
Milena Maila
Milena Santos
Yulia Gonçalves

Parte Geográfica


Parnamirim está localizado na mesorregião do Leste Potiguar região de Natal, no litoral do estado do Rio Grande do Norte, distante 12 km de Natal, e 2 361 km de Brasília, capital federal. Ocupa uma área de 123, 471 km, sua população é de 234. 983 habitantes calculadas pelo IBGE em 2014, sua densidade é de 1 734,81 hab./km, altitude de 53 m.

O relevo do município é altitudes médias inferiores a cem metros, são formadas pela planície costeira, que compreende terrenos alterados em sua forma devido à presença de dunas na sua constituição, além dos planaltos rebaixados, feitos de argila, podendo chegar ou não ao litoral. Parnamirim está localizado em área de constituição de rochas do Grupo Barreiras, formadas durante o período Terciário Superior, com a predominância de arenitos com espessura fina e média e intercalações de siltitos e argilitos associados sistemas fluviais. No litoral, encontra dunas modeladas pela ação dos ventos, que se origina da marinha, cuja constituição é formada por areia.

O tipo de solo que predomina lá é areia quartzosa distrófica, as suas características são a drenagem excessiva, baixo nível de fertilidade e textura formada por areia. Tem também o latossolo vermelho amarelo distrófico, profundo, poroso, com média textura, pouca fertilidade e drenagem forte.

O município ocupa um conjunto de duas bacias hidrográficas, que foi a maior parte inserida dentro da bacia do rio Piranji, depois pela faixa litorânea leste de escoamento difuso. Um dos principais rios que cortam Parnamirim são o Pitimbu, que nasce no município de Macaíba, corta o bairro natalense Pitimbu e deságua na Lagoa do Jiqui,
e o rio Pium, que nasce na divisa entre Parnamirim e Nísia Floresta e desemboca no Oceano Atlântico. A principal é a do Jiqui, os principais riachos são Água Vermelha, Cajupiranga, Lamarão, Mendes e Ponte Velha.

O clima de Parnamirim é tropical chuvoso com verão seco, quente e úmido, a temperatura média anual é de 25,6 ºC e pluviosidade média é de 1 261 mm por ano, entre os meses de março e julho, sendo abril o mês de maior precipitação 212 mm.  O tempo médio de insolação é de aproximadamente 2 700 horas anuais, com umidade relativa do ar de 79%.

A cobertura vegetal de Parnamirim é formada pela Mata Atlântica, mais especificamente pela floresta subperenifólia, suas espécies possuem folhas verdes e largas, troncos densos e finos e solo coberto por uma camada de húmus, além dos tabuleiros litorâneos, que predominam em áreas modificadas pelos humanos. A vegetação original que restou esta protegida.





Parte Histórica


                                                              

A segunda guerra mundial foi um dos maiores conflitos, sendo ele armado e que acabou afetando o Brasil, não fazendo parte desse conflito a região nordeste acabou se transformando em um ponto de passagem necessariamente na cidade de Natal, com a instalação da maior base militar. A segunda guerra mundial influenciou muito na transformação dos cincos continentes do Planeta, que foi o maior conflito armado até hoje na história.

 Foi criada uma base militar dos Estados Unidos em Parnamirim em 1942, com o objetivo de abastecimento de combustível, carregamento de munições e manutenção de aeronaves danificada com a guerra Americana, Inglesa e Russa esse local tinha que ser perto da África e da Europa local para ser um ponto chave pra se ganha à guerra. A cidade foi escolhida também por ter uma boa posição geográfica que ajudaria o deslocamento para África e Europa. Parnamirim um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte, região metropolitana de Natal, localiza-se no sul da capital estadual. O Parnamirim Field era a maior base aérea, reconhecida internacionalmente como “Trampolim vitória”. Parnamirim tornou-se sede do centro de lançamento de foguetes da Barreira do inferno, sendo a primeira base do tipo no país.

Em 1927 Manuel Machado foi o dono das terras em Parnamirim, nesse mesmo ano Manuel doou uma parte da terra para ser um campo de repouso e construída uma estrada carroçável ligando à capital ao campo de aviação facilitando a instalação da aeropóstale no estado. Logo mais adiante Manuel vendeu partes das terras a serem invadidas. A companhia Francesa transferiu os hangares e demais instalações para o outro lado da pista de pouso.

Durante o inicio da guerra Getúlio Vargas assinou um acordo com os Estados Unidos onde ele cedia às áreas das bases norte-americanas no nordeste. Parnamirim estava dividida leste e oeste, os Estados Unidos fixou-se no lado leste onde foi considerado o maior campo de aviação e base de operações militares que já tiveram durante a segunda guerra fora do seu território, no lado oeste estava à França. Mas essa base leste só permaneceu por 17 meses, logo foi entrega as forças brasileiras onde foi inaugurada no mesmo ano a estação de passageiros da Base Aérea de Natal.

A cidade recebeu um continente de 100.000 soldados norte-americanos para lutarem durante o conflito mundial. Isso mudou radicalmente a pequena capital que na época possuía apenas 55.000 habitantes. Mais que uma importante participação durante o conflito armado mundial, a influência dos americanos marcaram para sempre a cidade. A construção das bases aérea de Natal e Parnamirim Field proporcionou um crescimento econômico nunca antes visto no estado, principalmente no setor imobiliário e também gerou mais de seis mil empregos e atraindo muitos outros trabalhadores da capital, interior e outros estados. O lado negativo do avanço, com o excesso de dinheiro circulando e o aumento populacional, foi muito alto o índice inflacionário, pois a cidade, com 40 mil habitantes, não estava preparada para receber tanta gente sem condições de ampliar a produção de alimentos, aumento dos alugueis e das casas de prostituição. Uma das soluções encontradas pelos americanos foi à criação de um aviário ou criação de galinhas com horta. O desembarque dos soldados e oficiais norte-americanos deu-se de forma gradual e em clima de certa tranqüilidade, mas sua permanência na cidade até o final do conflito mundial representou uma série de problemas.Com a convivência com os americanos o aspecto da cidade, foi modificado, deixando a população com jeito “americanizada”. Por conta disso, os hábitos dos natalences foram profundamente alterados, por exemplo, as moças passaram a fumar a beber e a freqüentar os bailes estilo americano. O cotidiano de guerra tornou-se muito difícil, a população vivia com medo de bombardeios de aviões nazistas, eles conviviam com sinais de alarme. Havia alojamentos, locais de alimentação e diversão para os oficiais, mas não era muito comum eles se alimentarem ou jogarem na mesma mesa, coronéis e majores, junto com capitães e tenentes. Os oficiais com graduação tinham seus alojamentos individuais, os que não eram tão graduados formavam duplas e dividiam um alojamento. Uma das maiores diversões dos americanos em Parnamirim era escutar as emissoras estadunidenses em rádios valvulados, jogos de cartas e calorosas partidas de beisebol. Este esporte que na época era estranho para aos brasileiros envolvia as tropas do corpo aéreo do exército e da marinha americana, eles tinham uma área dentro da base, junto com um setor exclusivo da Força Aérea Brasileira.



[1]






  REFERÊNCIA




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. -Faltou tratar das questões políticas envolvendo a instalação da base americana em Parnamirim.
    -Faltou fazer a conclusão do texto. Todo texto tem Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

    ResponderExcluir